sexta-feira, 3 de junho de 2011

ROTEIRO DE LEITURA

01.  Biografia: Situar o autor no tempo, dar um rápido painel de suas mais importantes produções e, se for possível, estabelecer eventuais nexos  entre vida e obra.
02.  Resumo do Enredo: Sintetizar os principais acontecimentos da obra.
03.  Personagens: Verificar se as personagens sofrem mudanças e são aprofundadas psicologicamente (personagens esféricas), ou se são imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior (personagens planas); ou ainda se delas se destacam apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como a fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc (tipos)
04.  Tempo: observar a presença dos tempos cronológico (do relógio) ou psicológico (tempo interior, da consciência) e a importância deles para a construção da seqüência narrativa e das personagens.
05.  Espaço: deve ser observado na perspectiva de sua relação com a personagem e de sua importância para o significado geral da obra. Importa estudar tanto o espaço físico ou geográfico (meio ambiente) quanto o espaço social em que atuam (meio social) e observar até que ponto o espaço influência ou condiciona a ação das personagens.
06.  Foco narrativo: Verificar se o ponto de vista do narrador é em 1ª ou 3ª pessoa e em que medida essa opção atende melhor aos propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na narrativa com comentários, digressões, ironias, etc. e avaliar a importância dessas atitudes no significado geral da obra.
07.  Estilo: Devem ser buscados na obra, traços que caracterizam o estilo pessoal do autor, como, por exemplo, certas construções frasais, o uso freqüente de certas classes gramaticais, freqüência e tipo de descrição, comparações e figuras de linguagem; ambigüidade; ironia; linguagem de acordo com o padrão culto ou popular; vocabulário elevado ou coloquial; gosto pelas frases curtas ou por períodos longos; etc...
08.  Verossimilhança: Deve-se averiguar o grau de coerência interna da obra que garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança com a verdade. Tal observação pode ser importante para se perceber a filiação da obra a determinado movimento literário. Por exemplo, o Romantismo geralmente apresenta uma visão fantasiosa e idealizada da realidade; já o realismo procura atingir o máximo de verossimilhança, a ponto de a narrativa ser lenta para dar a dimensão real como vivido pelas personagens.
09.  Movimento literário: os vários aspectos anteriormente levantados deverão ser tomados em conjunto neste item, pois são eles, ao lado dos temas mais comuns a essas obras e da visão de mundo (a ideologia) nelas expressa, que caracterizam a linguagem de determinado movimento literário. Deve-se verificar em que medida a obra em estudo corresponde aos padrões estabelecidos pelo movimento literário a que cronologicamente está relacionada ou o que representa fuga desses padrões.
10.  Conclusões: este item de fechamento deve avaliar a importância e a contribuição da obra e do autor estudados à nossa literatura. Devem ser levados em conta aspectos como: o autor  funda ou não uma nova tradição em nossa literatura; se não funda, a que tradição está vinculado e que contribuições trouxe para o aprofundamento dessa tradição; qual o destaque desse escritor ou de sua obra no movimento literário a que pertence.
11.  à medida que, os seminários forem ocorrendo, este item será enriquecido com estudos comparativos entre as obras, como por exemplo, a crítica social em Eurico, o presbítero e a Doida do Candal ou Memórias de um Sargento de Milícias e em Senhora; a mulher em Amor de Perdição e Amor de Salvação ou Inocência  e em Senhora; o regionalismo em O Gaúcho e em O Cabeleira, o índio e o negro a partir de Iracema e A escrava Isaura, assim por diante.

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